Programa Maluco Beleza é tema de tese de doutorado na USP
Por Assessoria de Comunicação do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira | |
02 de junho de 2011 | |
O Maluco Beleza, programa de rádio protagonizado por usuários da rede de Saúde Mental de Campinas, virou tema de uma tese doutorado. Batizada de “A comunicação como dispositivo terapeutizante de (re) significação de sentido de vida, no contexto da reforma psiquiátrica”, a pesquisa foi elaborada pelo jornalista Régis Moreira, sob orientação da professora doutora Alice Mitika Koshiyama. A defesa da tese acontece dia 08/06 (quarta-feira), às 10h na sala Egon Schaden, no prédio central da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.
O Programa Guadalupana da Instituição Padre Haroldo, que possui um abrigo masculino e outro feminino e uma casa de passagem para dolescentes participa semanalmente da Radio Jovem que faz parte desta iniciativa do "Maluco Beleza" .
A pesquisa apresenta um novo conceito de comunicação: a comunicação terapeutizante. O objetivo foi investigar a aplicabilidade de tecnologias de comunicação em rádio vivenciadas por usuários da Saúde Mental. Régis Moreira aponta que a comunicação terapeutizante tem se mostrado como uma importante ferramenta de (re) significação de sentido de vida para portadores de sofrimento mental. A metodologia empregada foi a cartográfica, inspirada no trabalho de Suely Rolnik e também na obra de Gilles Deleuze e Felix Guattari. A pesquisa acompanhou a trajetória de vida de uma das participantes do projeto.
No dia 10 de maio, o Programa Maluco Beleza, completou nove anos. Desde sua criação, o objetivo do projeto é diminuir o preconceito relativo à loucura, mostrando novas possibilidades de tratamento e de convivência com as diferenças e com os diferentes. O programa é o resultado de uma parceira entre o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e a Rádio Educativa de Campinas. Baseado na técnica da comunicação comunitária, os “loucu-tores” têm a oportunidade de revelar seus pontos de vista para toda a sociedade, mostrando o quanto são possuidores de uma cultura própria que os representa.
No ano de 2008 o projeto foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, legado à Prefeitura de Campinas. Desde então, as ações de rádio estão se ampliando. Além de vários cursos de capacitação destinados aos usuários da saúde mental e comunidade, um estúdio e uma sala de inclusão digital foram instalados no Cândido.
No final de 2009, o projeto foi selecionado entre os 300 Pontos de Cultura do Estado de São Paulo e transformou-se no Ponto de Cultura Maluco Beleza “RÁDIO TRUPE”, promovendo Oficinas de Audiovisual, em parceira com a Associação Cornélia Maria Elizabeth Van Hylckama Vlieg.
Confira no site do http://www.candido.org.br as apresentações de nossos adolescentes.
|