Os jovens muitas vezes falam sobre os "altos" induzidos por drogas ilícitas, mas pode não estar ciente dos muitos "baixos". Uso de drogas ilícitas é uma preocupação porque ele representa uma ameaça para a saúde.
Efeitos negativos variar dependendo do tipo de drogas consumidas, as doses tomadas e da frequência de utilização. Todas as drogas ilícitas têm efeitos físicos imediatos, mas também pode prejudicar bastante o desenvolvimento psicológico e emocional.
Levando uma vida saudável requer fazer escolhas que são respeitosos do corpo e da mente. Para fazer escolhas saudáveis, as pessoas - especialmente os jovens - precisam de direção dos modelos ea necessidade de obter os fatos corretas sobre o uso de drogas. A campanha internacional oferece aos jovens e outros com ferramentas para se informar sobre os riscos à saúde associados ao uso de drogas ilícitas.
UNODC e sua campanha se concentrar apenas em drogas, sob controle internacional, como especificado nos três tratados multilaterais que formam a espinha dorsal do sistema internacional de controle de drogas. Estas drogas ilícitas incluem estimulantes do tipo anfetamina, coca / cocaína, maconha, alucinógenos, opiáceos e hipnóticos sedativos.
Cerca de 200 milhões de pessoas usam drogas pelo menos uma vez por ano. Destes, 25 milhões são considerados como dependentes de drogas. A cada ano 200.000 pessoas morrem de doenças relacionadas à droga.
Os jovens são mais suscetíveis ao uso de drogas. Prevalência do uso de drogas entre os jovens é mais de duas vezes maior do uso de drogas entre a população em geral, três vezes maior no caso da cannabis. Muito mais precisa ser feito para proporcionar aos jovens as habilidades, informações e oportunidades para levar uma vida saudável e plena.