FALANDO SÉRIO SOBRE

FALANDO SÉRIO SOBRE

terça-feira, 12 de junho de 2012

Programa Interação é apresentado à Senad e à Secretaria de Justiça do DF


Membros do MP-GO conheceram programa da Sejus-DF e buscaram parceria

Membros do Ministério Público de Goiás visitaram no final do mês passado a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em Brasília, com o objetivo de apresentar o Programa Interação, iniciativa institucional que visa integrar uma rede de serviços para trabalhar na prevenção ao uso, tratamento, reabilitação e reinserção social do usuário, e também na repressão ao tráfico de drogas. O grupo também esteve na Secretaria de Justiça do Distrito Federal, com a mesma finalidade. As visitas foram feitas em busca de ampliar as parcerias para execução do projeto em Goiás.

Participaram das visitas o coordenador do Interação, Maurício Gebrim; e os coordenadores do Projeto do Entorno do Distrito Federal do MP-GO, Patrícia Teixeira Guimarães Gimenes, e do Centro de Apoio Operacional Criminal, Bernardo Boclin. Os três promotores integram o grupo mobilizado pelo MP-GO para execução dos projetos e planos de trabalho relacionados ao programa.

Apoio federal
Na visita à Senad, órgão que é vinculado ao Ministério da Justiça, os promotores detalharam a proposta do Programa Interação e sugeriram uma parceria, dentro das ações cabíveis à secretaria. Segundo explica Maurício Gebrim, de imediato foi autorizada a utilização do material das campanhas educativas do órgão nas ações do programa em Goiás. Em relação à proposta de realização de cursos a distância de capacitação na área de enfrentamento às drogas, os integrantes da Senad comprometeram-se a analisar sua viabilidade.

Outra medida que será estudada é a de vagas para internação de usuários para tratamento. Os promotores também se informaram sobre os requisitos necessários ao recebimento de recursos da secretaria. A ideia é formatar projetos ligados ao Interação para submeter à Senad visando à liberação dessa verba.

Ações para o Entorno
Já na Secretaria de Justiça do Distrito Federal (Sejus-DF), os promotores de Goiás, além de apresentar a Interação, conheceram o programa de prevenção às drogas e atendimento ao usuário que vem sendo executado no DF, o “Viva a Vida sem Drogas”. De acordo com Maurício Gebrim, a proposta de parceria teve boa receptividade da equipe do Sejus, tendo ficado definida a realização de uma reunião do MP-GO com o Comitê de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do DF para acertar essa cooperação. A data desse encontro ainda será agendada.

A intenção desse trabalho conjunto com a Sejus-DF é viabilizar ações que atendam a população das comarcas goianas do Entorno, conforme foi explicado pela promotora Patrícia Teixeira. Neste sentido, a secretaria, inclusive, colocou à disposição de comunidades terapêuticas da região algumas vagas em cursos de capacitação. (Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - Foto: Sejus-DF)


CONTRATE OS SERVIÇOS DA D LUCA EXPANSIONE