O Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas é um órgão da Administração Pública Federal, vinculado a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD, que tem como missão
Prevenção do Uso Indevido, de Atenção e de Reinserção Social de Usuários e Dependentes de Drogas.
- reunir,
- gerenciar,
- analisar e
- divulgar conhecimento e informações sobre drogas,
- incluindo dados de estudos e pesquisas nacionais e internacionais, que contribuam para o desenvolvimento de novos conhecimentos aplicados às atividades de
Prevenção do Uso Indevido, de Atenção e de Reinserção Social de Usuários e Dependentes de Drogas.
Desenvolvido em forma de Portal, com acesso livre a qualquer usuário, o OBID é responsável também por:
► Centralizar e facilitar o acesso às informações sobre drogas que auxiliem a Senad, os componentes do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad) e demais áreas de interesse no planejamento e na realização de suas atividades;
► Definir indicadores e coletar informações, determinando seu nível de confiabilidade e utilidade, de modo a torná-las compatíveis e comparáveis nacional e internacionalmente, facilitando assim atividades de planejamento, estatística e avaliação relacionadas à atuação da SENAD;
► Gerenciar e atualizar a base de dados das instituições de atenção à saúde ou de assistência social que atendam usuários ou dependentes de drogas, bem como as de ensino e pesquisa.
No Portal OBID os usuários tem acesso, entre outras informações, a pesquisas, estatísticas, notícias e artigos científicos relacionados ao tema drogas; legislação; links para outros sites; publicações e cartilhas sobre diversos tipos de drogas disponíveis para download.
Além disso, no item “Onde Buscar Ajuda” há uma relação de instituições públicas e privadas que se dedicam ao tratamento e assistência de usuários e dependentes de drogas. Há ainda os serviços de biblioteca, fóruns, enquete e pesquisas on-line.
O OBID também abriga outros portais. No portal Internacional os usuários têm acesso a notícias e as principais convenções assinadas pelo Brasil. Há também o portal do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas e dos Conselhos Estaduais e Municipais de todo o País.
No OBID os adolescentes também têm seu espaço no portal Mundo Jovem. Totalmente dedicado ao público adolescente. O Mundo Jovem traz informações em linguagem adaptada ao universo juvenil e questões que afetam diretamente os jovens como: drogas e esporte; drogas e violência; drogas e sexo, entre outras.
Os jovens possuem também o portal “Jovem sem Tabaco”. Resultado de uma parceria entre a SENAD e o Instituto Nacional do Câncer – INCA, do Ministério da Saúde, nele podem ser encontradas as principais informações sobre o tabagismo no Brasil.