"Tabaco: mortífero em qualquer forma ou desfarce"
O tabaco é sem sombra de dúvidas o responsável por cerca de 150 milhões de mortes em todo o mundo e a sua carga maléfica afecta não só os que o consomem mas também os que não o consumindo são vítimas directas do seu consumo.
Cabe a nós (MISAU) a responsabilidade pelo controle e desenho de estratégias para a redução do seu consumo, embora todos saibamos que o álcool, infelizmente, faz parte da nossa cultura social e está presente em todas as situações da nossa vida, e o tabaco entre outros, é, infelizmente, um factor de identidade e de socialização.
O propósito do Dia Mundial sem tabaco, é de elevar a consciência sobre a existência de uma grande variedade de produtos de tabaco mortais e ajudar as pessoas a adquirirem informações precisas, remover o disfarce e revelar a verdade atrás dos produtos do tabaco–tradicional, novo, e futuro.
A nível de todas as províncias serão realizadas actividades promotivas e preventivas nas escolas, igrejas, postos de trabalho e comunidades, compreendendo palestras, debates, mesas redondas, debates radiofónicos, debates televisivos.
A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde/OMS uma substância psico-activa e que causa a dependência, pois ela age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: ela chega ao cérebro muito mais rápido!. Leva apenas 9 segundos.
Componentes do Tabaco
O consumo do tabaco é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes, constituída por duas fases fundamentais:
- Particulada
- Gasosa.
- Na fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína.
- A fase particulada contém nicotina e alcatrão.
FATOS
1. O Tabaco é responsável por cerca de 25 doenças diferentes.
2. Os jovens tem mais riscos de adquirir o hábito de fumar, pois são mais receptivos à publicidade “enganosa” das indústrias tabaqueiras;
3. A nicotina que é a responsável por causar dependência;
4. A nicotina e o alcatrão são os produtos activos e mais importantes do tabaco;
5. O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado à partir da combustão dos derivados do tabaco.
6. O fumo do Tabaco prejudica não só os próprios fumadores, mas também as pessoas que os rodeiam e inalam parte do fumo, sem dar conta e sem quererem. Estes passam a ser FUMADORES PASSIVOS!
7. Fumar durante a gravidez afecta gravemente o desenvolvimento do feto
DOENÇAS CAUSADOS PELO CONSUMO DO TABACO
O Tabaco é responsável por:
- 90% das mortes por cancro de pulmão,
- 25% das mortes por doença coronariana,
- 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crónica
- 25% das mortes por doença cerebrovascular
- A mulher grávida que fuma corre grandes riscos de abortar, tem maior chance de ter filho de baixo peso, e com defeitos congénitos.
Os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de não fumantes.
Fumar pode causar e ou agravar
1- doenças cardiovasculares:
- a aceleração da frequência cardíaca,
- a Hipertensão arterial, que pode levar a morte súbita;
- aneurisma arterial,
2- cancro do pulmão, da garganta da laringe e boca;
3- doenças e infecções respiratórias:
- bronquite, constipações, pneumonia, Enfisema pulmonar.
- Causa diariamente tosse muito incómoda e expectoração;
4- doenças como a Tuberculose, Asma e outras alergias.
5- problemas circulatórios (vasoconstricção),
6- Úlcera do aparelho digestivo
7- Trombose vascular,
8- Impotência sexual no homem
QUERES DEIXAR DE FUMAR?
A Batalha contra o cinzeiro é extremamente difícil, mas não impossível. Com grandes doses de auto determinação e terapia adequada, a vitória é possível.
DIA 31 DE MAIO, DIA MUNDIAL SEM TABACO / destaques / Home - Ministério da Saúde
by Calebe De Luca Bueno – Palestras e Seminários – gapea@expansione.com.br