Sem Fronterias - De Roma, para TERRA MAGAZINE.
A American Medical Association (AMA) é a mais importante, a maior e, também, a mais conservadora dentre as entidades que congregam médicos dos EUA.
Por duas vezes, a AMA já havia recomendado às autoridades sanitárias e aos parlamentares para não excluírem a ‘marijuana’ do elenco da Tabela I, ou seja, das substâncias proibidas, como a heroína e a cocaína.
A reviravolta, –e esse é o assunto do dia entre os especialistas e operadores europeus–, ocorreu depois da aprovação do uso terapêutico da maconha pela American College of Physicians e da adoção, em cerca de 15 estados norte-americanos, de programas de uso médico-terapêutico da erva canábica.
Ex-secretário da Receita é investigado
Procuradoria-Geral da República apura se Everardo Maciel, que comandou o fisco nos dois governos FHC, beneficiou AmBev
Advogados de Everardo negam envolvimento e entraram com habeas corpus contra o inquérito policial; Justiça ainda não decidiu
O ex-secretário da Receita Everardo Maciel em entrevista em 2002, ao final de sua gestão
Folha de São Paulo - Leonardo Souza - Da Sucursal de Brasília
O ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel virou alvo de uma investigação criminal determinada pela Procuradoria-Geral da República. Paira sobre Everardo a suspeita de ter agido ilegalmente para beneficiar a fabricante de bebidas AmBev.
Realidade virtual, benefício real
Pesquisadores canadenses usam jogos 3D para ajudar fumantes a largar o vício
Istoé - Roberto Moregola
Alvo aceso o objetivo do jogo é destruir o maior número de cigarros possível
Pesquisadores da Universidade de Quebec, no Canadá, divulgaram na semana passada resultados de um estudo no qual um equipamento da realidade virtual serviu como aliado na luta contra o tabagismo. Com o auxílio de um joy stick e um capacete capaz de reproduzir ambientes lúdicos, 46 fumantes aventuraram-se por um cenário 3D para encarar um jogo de objetivo simples: encontrar e esmagar o maior número de cigarros possível. O índice de pessoas que largaram o vício depois desse experimento subiu em 15%. Para avaliar a eficácia do estudo, outros 45 fumantes testaram uma versão paralela do jogo, na qual os cigarros foram substituídos por bolas. Nesse caso, a porcentagem de sucesso foi de meros 2%. O game foi usado como complemento em um programa de apoio psicológico com duração de 12 semanas. Leia mais...
Tributação na indústria de cigarros é discutida em audiência pública
Agência Senado
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza audiência pública, na terça-feira (17), às 11h30, para discutir a tributação da indústria do fumo no Brasil.
O senador Efraim Morais (DEM-PB), que solicitou a audiência, explica, em seu requerimento, que o objetivo principal da reunião é discutir a assimetria tributária do setor após a publicação do Decreto 3.070/99. O decreto instituiu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) com valor fixo por maço de cigarros, a partir das características físicas do produto, buscando circunstanciar as dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas fabricantes de cigarros no cenário atual do mercado brasileiro.
FHC vai subir o morro
Blog do Noblat - Deu na Veja
De Lauro Jardim:
FHC está se preparando para subir uma favela carioca para conversar com traficantes, viciados e entrar em bocas de fumo. A cena insólita para um ex-presidente da República constará do documentário Rompendo o Silêncio, no qual FHC exporá sua cruzada pela descriminalização da maconha.
Drogas, o real inimigo na fronteira
Folha de São Paulo - Clóvis Rossi
Ameaça não são as bases dos EUA, mas as do narcotráfico; problema não é diplomático ou militar, mas delinquência.
Se o Brasil quer mesmo ajudar Colômbia e Venezuela a se entenderem para o monitoramento conjunto da fronteira entre eles, como disse Marco Aurélio Garcia, o assessor diplomático do presidente Lula, a Cláudia Antunes, desta Folha, tem que começar por entender claramente o que acontece na fronteira.
As autoridades brasileiras poderiam, para começar, ler reportagem publicada na quinta-feira pelo jornal espanhol "El País" sobre San Antonio del Táchira, o passo mais transitado da fronteira.
Bar de Portland se torna primeiro 'café de maconha' dos EUA
Bar funciona como clube, custa R$ 44 por mês e oferece droga de graça.
Do G1, em São Paulo
Apenas pessoas com certificação de uso medicinal podem ir ao local.
Fachada do Cannabis Café, que é visto como um teste para a legislação contra drogas nos EUA (Foto: Reprodução)
O primeiro bar a vender oficialmente maconha nos Estados Unidos foi inaugurado nesta sexta-feira (13) em Portland, no que está sendo considerado um teste da política do governo Barack Obama em relação ao uso medicinal da droga.
O Cannabis Cafe vai vender maconha apenas para as pessoas que comprovarem o uso medicinal, e é o primeiro lugar em que elas vão poder consumir a droga em público. "Este clube representa a liberdade pessoal para nossos membros, finalmente", disse à agência de notícias Reuters Madeline Martinez, diretora do grupo Norml, que defende a legalização da maconha.
"Nossos planos vão além de servir comida e maconha. Queremos ter aulas, seminários, para que as pessoas possam aprender sobre o cultivo e outros usos da maconha."
Aprimoramento em saúde
Agência FAPESP – Os profissionais de saúde com curso superior que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), com exceção de médicos, poderão se inscrever no Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) promovido pelo Instituto de Saúde, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
New report: Alcohol, Social Development and Infectious Disease
A ground breaking new study establishing the link between alcohol use and the risk of contracting TB and pneumonia, as well as its influence on the progression of TB and HIV is now available. The report also explores the pathways involved, the role of development, impact of alcohol-attributable infectious diseases on the Global Burden of Disease figures, and policy implications.
A regulamentação da medicina
Folha de São Paulo - Roberto Luiz D'Avila
O Congresso Nacional está a um passo de aprovar uma lei que representa uma conquista para a saúde no Brasil
O Congresso está a um passo de aprovar uma lei que representa uma conquista para a saúde no Brasil. Após ser aprovada com 292 votos favoráveis pela Câmara, seguiu para apreciação do Senado a proposta que regulamenta o exercício da medicina no país.
Edital do CNPq: Atenção
Edital do CNPq prevê o financiamento de projeto que contemplem o tema:
“Envelhecimento, Trabalho e Saúde: Promoção da qualidade de vida da população brasileira por meio de atividade física, ocupacional e linguagem”.
Os interessados devem estar atentos aos critério de elegebilidade, e demais exigências.
Patterns of drinking among young people in Recife, Braz
Prezados colegas,
Para minha surpresa, em agosto passado, fui contactada por uma representante de uma Editora alemã (VDM Publishing), que me convidou para submeter minha tese de doutorado ao Conselho Editorial. O resumo da tese foi encontrado na internet e considerado com bom potencial comercial. Após 2 meses de troca de emails e trabalho de editoração, a tese foi publicada e está disponível na internet através dos sites abaixo.
http://www.vdm-publishing.com/
As drogas e o mea culpa de Lula
O Estado de São Paulo – Editorial
Ao discursar na sessão de abertura do 9º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Olinda, na presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o presidente Lula lamentou o aumento do uso do crack entre as novas gerações, especialmente na periferia das regiões metropolitanas, e reconheceu que seu governo não sabe o que fazer para reprimir o narcotráfico. "Está ficando claro que do jeito que nós tratamos as drogas até agora não está resolvendo o problema, porque estamos vendo cada vez mais jovens utilizando drogas mais fortes", disse ele, depois de relatar as últimas conversas que manteve com o presidente dos EUA sobre a necessidade de uma política antidrogas de alcance continental. "A questão das drogas não é brasileira, americana ou boliviana", afirmou o presidente. Leia mais...
Agenda UNIAD/INPAD
Fórum Sorocabano: Controvérsias sobre Drogas de Abuso
Seminário: Álcool, Drogas, Violência e Mulher
I Simpósio de "Impulsividade e Drogas"
XII Simpósio Internacional sobre Tratamento de Tabagismo e VIII Congresso Internacional sobre Álcool e outras Drogas
Simpósio Internacional: "Transtornos do Espectro Obsessivo-Compusivo e Sua Relação com os Transtornos do Humor e a Esquizofrenia"
Curso de Psicofarmacologia na Infância e Adolescência
"A Psiquiatria Forense Aplicada à Dependência Química"
II Simpósio Internacional de Neuromodulação
mais detalhes, acesse Agenda UNIAD/INPAD
by Calebe De Luca Bueno – www.comtercampinas.blogspot.com