Iniciou a primeira turma(16/09) do Curso de Capacitação Sobre Drogas do GAPEA em Campinas, foi muito bom o primeiro módulo - COMO PREVENIR O USO DE SPA.
Nessa turma se destacou Dra. Juliana Barion Delafiori, Andreia Ap. Vidoretti Tavares e a Luciana Flausino, Luciane Soubihe Bueno e a Sumaia Ferreira do Supera Guanabara.
Foi tratado da importância do Conhecimento para desenvolver Habilidades para uma Atitude Social correta em relação ao uso de SPA - Substâncias Psicoativas de Abuso, na sociedade.
Calebe, abordou a cadeia de transmissão - ambiente, vírus e hospedeiro. E que para uma intervenção preventiva eficiente deve ser realizado a prevenção, a esterilização e o tratamento do ambiente e individuo par ao coletivo - família e comunidade.
Sem dizer que a intervenção preventiva envolve a prevenção, o tratamento e também a repressão do uso de drogas nos três níveis - primário, secundário e terciário.
Hoje e sempre a influência do ouvir e ver na vida do Ser Humano é fundamental [alicerce na mente] para as acções na sociedade. E, as crianças desde cedo tem seus fundamentos na família, família essa que transmite os princípios e valores no TER e não no Ser, o que acarreta a comparação [mesmo dentro da família - entre os parentes] resultando na competição. Quando essa criança é colocada entre outros semelhantes não consegue co-existir [viver com as diferenças], melhor nem os pais e educadores aprenderam a co-existir, e a frustração é uma das causas do uso indevido de SPA.
Bem, o plano de prevenção ao uso indevido de SPA envolve primeiramente a formação e capacitação de indivíduos [pais e educadores] em AGENTES DE MUDANÇA na comunidade inserida.
É isso, o curso deu-se o inicio, contamos com você que procura capacitar suas acções preventivas de forma que o CHA SOCIAL [Conhecimento, Habilidade e Atitude Social] alcance a todos em sua vida.