FALANDO SÉRIO SOBRE

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sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

DIA DO ALCOÓLICO RECUPERADO



O alcoolismo é uma doença séria, vista em cerca de 40 dos 47 minutos de cada episódio de Mad Men. O alcoólico – não apenas no seriado -  não pode controlar seu modo de beber, pois o corpo e a sua mente (ou emoções) estão viciados na garrafa de qualquer coisa que contenha álcool.
Se o alcoólatra não parar de beber, o vício ficará cada vez pior, a ponto de ocorrerem acidentes de trânsito, término de relacionamentos, perdas de emprego, problemas de saúde, como a cirrose, o câncer e até a morte.
Mas nem tudo está perdido. As reuniões dos Alcoólicos Anônimos, que ocorrem de norte a sul do Brasil, arrebanham aqueles que mal conseguem fazer o quatro, reabilitando-os em larga escala.
Eu bebo sim, estou morrendo
Nem todos os viciados têm os mesmos sintomas, mas muitos – em diferentes estágios da doença – acham que só o álcool os deixa seguros de si e à vontade com outras pessoas.  Frequentemente querem “só mais uma” no fim de uma festa e essa “só mais uma” se estende por enquanto houver bebida. Ficam contentes com as oportunidades de beber e pensam muito nisto, deixando inclusive de fazer sexo no ramo ativo.  Embebedam-se, apesar de ter planejado o contrário; tentam controlar as bebedeiras, pela mudança dos tipos de bebida, fazendo paradas forçadas ou promessas. Mentem sobre a quantidade que beberam; escondem garrafas, bebem no trabalho (ou na escola), sozinhos. Têm apagamentos. Bebem de manhã para curar a ressaca, os sentimentos de culpa e angústias. Alimentam-se pouco ou mal e se tornam subnutridos. Ficam com cirrose hepática, tremem violentamente, têm alucinações ou convulsões, quando a bebida é retirada e, chapados de cerveja, cachaça, whisky, campari, martini, acham que são invencíveis e/ou publicitários.
Alcoólicos Anônimos
Os Alcoólicos Anônimos (AA), é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver um problema comum e ajudar outros a se recuperarem. A ordem é deixar de servir ao deus Baco e voltar a viver, resgatando valores como família, trabalho, vida, comida, sexo, água que passarinho bebe, enfim.
... bêbado não tem dono
Outro grande problema resultante do consumo triexcessivo de álcool é a gozação de amigos. O bebum perde credibilidade, torna-se vítima de preconceito e até o bafo de cachaça afasta os amigos. Resta, muito comumente apenas à ele ou à família, a tomada de decisão para a reabilitação.
Se dirigir, não beba.
Embora as campanhas publicitárias têm apresentado comunicados relacionados ao problema do Álcool X Sociedade, talvez a grande carta na manga para a conscientização do alcoólatra de que é possível largar a mardita é  o 09 de dezembro: Dia do Alcoólico Recuperado.
Isso mesmo, algum gênio da garrafa criou esse dia, que aparece em meio a 300 outros dias comemorativos no calendário de festanças e bebedeiras. Aí foi só desenvolver o brief e o objetivo surgiu-nos em letras garrafais:
CRIAR ANÚNCIO COMEMORATIVO SOBRE O DIA DO ALCOÓLICO RECUPERADO.
Você pode escolher quem assine o anúncio: Engov, Neosaldina, AA, alguma agência, Epoclair, a Prefeitura de sua cidade etc.
O que queremos é que use a imaginação em um anúncio página simples ou dupla, de padrão Archive, que preste uma homenagem  criativa e consciente à referida data. Ah, e que ninguém jamas viu em portfolio algum desde Mad Men.
Acredite no potencial de utilidade desse anúncio à sua pasta. E comemore com Kronenbier.
Boa sorte.
Júri:
Dioge Japaman, Diretor de Arte e Diretor de Criaçã com passagem por DPTO, EngenhoPropaganda, agências do continente japonês e africano etc. É conhecido no meio como Japaman, o samurai das artes publicitárias, e toma saquê de vez em quando.
Prazo:  15 de dezembro de 2011
Julgamento:
máximo de uma semana após o encerramento do prazo acima.
Email para envio da peça:
portfoliosemvergonha@gmail.com
Envie sua peça em jpeg, com até 200Kb (salve para Internet)

CONTRATE OS SERVIÇOS DA D LUCA EXPANSIONE