FALANDO SÉRIO SOBRE

FALANDO SÉRIO SOBRE

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como convencer um alcoólico a fazer tratamento


Um alcoólico não pode ser forçado a receber ajuda, excepto em circunstâncias muito específicas, que possam colocar a sua vida ou a vida de quem está à sua volta em risco. Convencer uma pessoa alcoólica a fazer tratamento é muito complicado, pois é necessário que esta aceite que tem uma doença e queira ajuda médica especializada.



Como proceder nestas circunstâncias:

1- Pare de proteger a pessoa
É natural que tente desculpar o vício da pessoa com os problemas que esta tem, principalmente se for um amigo ou familiar próximo. Evite fazê-lo. É fundamental que ela assuma os seus actos e sinta os verdadeiros efeitos do álcool, para aceitar que precisa de se desintoxicar.

2- Converse
Por norma, estas pessoas sofrem episódios constrangedores e perturbadores em locais públicos (ataques de agressividade, por exemplo). Quando já estiver sóbria e num ambiente tranquilo, converse com ela sobre o sucedido, mencionando que está preocupado com o seu problema, e que é importante procurar ajuda. Mencione as situações e os problemas que a bebida tem causado até à data, tal como a última situação.

3- Faça uma pesquisa sobre os centros de ajuda
Antes de fazer uma intervenção, recolha toda a informação acerca de clínicas, tratamentos e opções que a possam ajudar na recuperação do problema com o álcool. Se a pessoa estiver disposta a procurar ajuda, marque de imediato uma consulta num centro de tratamento de alcoolismo ou com um médico especialista em comportamentos aditivos, ou então ligue para a linha de apoio dos Alcoólicos Anónimos. Ofereça-se para acompanhar a pessoa na primeira consulta e comprometa-se a visitá-la no local de tratamento.

4- Faça uma intervenção
Se a pessoa se recusar a aceitar o seu problema, faça uma intervenção. Por norma, esta é feita com os amigos ou familiares da pessoa alcoólica, juntamente com um médico especialista. É nesta altura que cada membro se dirige à pessoa e diz o que sente em relação a ela, de forma a motivá-la a fazer tratamento. Em seguida, os médicos levam-na para fazer tratamento numa clínica.

5- Procure ajuda também
Lidar com esta situação não é fácil, principalmente se for familiar. O sentimento de culpa pode surgir, agregado ao medo de perder a pessoa para uma doença. Peça ajuda nos Alcoólicos Anónimos ou noutros centros de tratamento para aprender a lidar com pessoas que sofrem deste problema. Lembre-se que a responsabilidade da outra pessoa estar doente não é sua.

Khaleb Bueno, 1969, tem dois filhos Haleb-96 e Hadmyel-97, formado Bacharel em Artes Teológicas, Conselheiro e Assessor em Dependência de SPA, Gestor de Desenvolvimento Social, estudante em Psicanálise e Filosofia Clinica, idealizador do PSI - Programa de Saúde Integral em UTI - Unidade de Treinamento Intensivo para Abstinência de SPA, e diretor Nacional do GAPEA.


Informações:

Telefone 19-96475907

MSN: expansione2008@hotmail.com

Email: gapea2010@hotmail.com

SKIPE: expansione1

CONTRATE OS SERVIÇOS DA D LUCA EXPANSIONE